Como cuidar de seu jardim no verão

O verão é uma altura que apela ao descanso, ao apreciar a natureza, à realização de actividades, a desfrutar de toda a plenitude dos recursos em casa, da qual passamos muito tempo privados devido às nossas actividades, portanto, porque não utilizar a estação do verão para dar valor ao seu jardim? Os melhores projetos de paisagismo e jardinagem são conseguidos no Verão, uma vez que a o verde, as flores, tudo o que é belo e provoca boas sensações de conforto, paz e alegria estão nesta estação cheia de energia, calor e radiância.

Características do Verão

No Verão, um grande números de plantas florescem e também dão o seu fruto, quem não pensa nos pomares carregados de frutas nas árvores, com aromas intensos e que nos fazem viajar no tempo e no espaço para outros lugares. Contudo, estas características muito agradáveis obrigam a um maior número de cuidados com o nosso jardim, para que o mesmo possa estar no seu melhor a nível de paisagismo e decoração, para além da funcionalidade e também da saúde das próprias espécies.

O Verão é uma estação de grande carência de água e que coloca as espécies vegetais em stress hídrico. Se as suas plantas ficam muito expostas ao sol, lembre-se que caso não tenha chuva, necessita de regar as mesmas. Não só a carência de água as coloca em stress hídrico com um défice de água, como também o ar em redor fica muito seco e quente, podendo contribuir para a destruição da planta, e também dos seus frutos. A rega deve ser feita sempre pela manhã e no final da tarde, assim as suas espécies ficarão mais protegidas do calor, o que permitirá prosseguir os seus projetos paisagísticos da melhor forma possível.

Outras ameaças

Não só a falta de água, mas existem também outras ameaças que provêm indiretamente do Verão, nomeadamente as pragas que destroem as folhas, flores e também frutos. Se os seus projectos de paisagismo e jardinagem incluem frutos carnudos e folhas verdes e radiantes, terá de tomar muita atenção a insectos e pragas. Retire sempre as flores e folhas murchas, até pode fazer composto com estas para alimentar as suas plantas e ventile bem o ambiente em redor das plantas.

Com estes cuidados estará a prevenir a maioria das pragas, mas se ainda assim tiver problemas a pulverização com fumo é recomendada. Não use químicos, estes podem provocar a criação de espécies mais resistentes, sem falar do fato de que, caso você tenha frutos, não é agradável consumir os mesmos sabendo que você usou químicos nas plantas. O 100% biológico será sempre uma das nossas prioridades nas nossas dicas para estimulação de projetos paisagísticos.

Solo duro

Você pisa a terra do seu jardim e sente que está a pisar cimento? Tire já as ferramentas da garagem e revolva o solo, porque é sinal que o mesmo ficou compacto. Um solo endurecido impede a passagem de água para as raízes das plantas e também impede que o oxigénio entre nas raízes, podendo provocar assim a morte da planta.

Uma planta morta é o primeiro passo para arruinar todos os seus projetos paisagísticos, daí que, mais do que estimular a técnicas mirabolantes, as nossas dicas para paisagismo e decoração passam primeiro por fazer você ver que tem que preservar o que já tem. Se por acaso já tem conhecimento destas técnicas, melhor ainda, contudo, um novato pode não ter tanta noção, ou experiência em lidar com estes casos.

Medidas para solo endurecido

Voltando ao solo endurecido, se quiser salvar uma planta que esteja a sentir os efeitos do solo endurecido, você irá pegar num garfo e tentar quebrar o torrão sem que provoque danos nas raízes. Seguidamente irá colocar a planta dentro de um vaso num balde de água, e vai submergir o vaso todo, ficando apenas as folhas fora. Molhe a folhagem com água e deixe o vaso debaixo de água até que as bolhas de ar que saiam parem de sair.

Depois já pode tirar a planta do balde e deixar sair o excesso de água, lembre-se que pode aproveitar a terra que ficou húmida para revolver o solo com mais facilidade e á pode replantar a sua espécie agora que já a salvou, no entanto, se a planta continuar a mostrar dificuldades, também pode ser sinal de que o seu solo tem escassez de nutrientes e matéria orgânica. Neste caso você terá de adicionar imputs ao seu solo, neste caso nutrientes e uma terra nova e mais solta. Isto fará os seus projectos paisagísticos de paisagismo e jardinagem florirem de forma ainda mais rápida.

Читайте также

Cozinha planejada para casa pequena

Jardim de Inverno no Quarto de Casal: Como Fazer

Banheiros: confira dicas para a decoração do ambiente

Jardim de inverno dentro de casa: confira como fazer

Cozinha americana com sala simples: aprenda a decorar