Confira 15 dicas sobre economia doméstica

Para ajudar você a gastar menos em casa, o nosso site separou quinze dicas legais, algumas bem básicas e simples, outras nem tanto, que irão te ajudar a economizar nas contas do mês. São algumas medidas simples, mas que podem contribuir para a redução das despesas e aumento do dinheiro disponível para poupança e outros investimentos:

Comprometimento de toda a família

É importante que todos os moradores da casa estejam dispostos a economizar em conjunto. É importante que todos estejam no mesmo barco da economia, para isso é importante explicar a todos para poder se esforçarem em diminuir o consumo das contas mensais de casa como água, luz, gás, telefone e também mostre qual será o destino do dinheiro poupado.

Lâmpadas fluorescentes

Faça a troca de todas as lâmpadas incandescentes da sua casa por modelos fluorescentes. Esse é uma dica antiga, porém, muitas pessoas ainda não a puseram em prática. As chamadas lâmpadas frias tem maior durabilidade e dissipam menos energia em forma de calor, gerando economia de até 80% em comparação com as incandescentes.

Apague a luz

Essa dica parece bastante óbvia, mas infelizmente, ainda tem muita gente que não faz. Cumprindo essa dica você vai evitar o desperdício de energia e ainda aumentar a economia no final do mês, apenas adotando essa prática simples.

Luz natural

Durante o período ensolarado do dia abra as cortinas e janelas dos cômodos da sua casa. Além de iluminar o ambiente, sem ter de usar energia elétrica, essa dica ainda vai ajudar a renovar o ar da casa.

Cores claras nas paredes e teto

Com paredes e teto pintados nas cores branco, gelo, marfim o seu ambiente vai se tornar naturalmente mais claro e favorecer a reflexão da luz.

Máquina de lavar

O uso desenfreado da máquina de lavar roupas pode trazer surpresas que não são muito agradáveis na conta de luz ao fim do mês. Esse valor vai aumentar ainda mais se for usada no modo água quente. A dica para economizar energia é só ligar a lavadora com a capacidade completa preenchida. Se for preciso lavar pequenas quantidades de roupa escolha ciclos de lavagem mais curtos.

Essa dica serve para qualquer aparelho que tenha a finalidade de transformar eletricidade em calor. Eles apresentam um gasto bem maior. Para economizar tempo e dinheiro pendure roupas molhadas em cabides, de modo a diminuir o amassado proveniente da lavagem. Caso seja necessário usar o ferro, aproveite para passar grandes quantidades de roupa de uma só vez.

Eletrodomésticos que gastam menos energia

Alguns eletros são usados diariamente e ficam ligados o tempo todo. Os produtos que consomem menos energia são mais modernos e geram economia no longo prazo. Dê preferência aos que tenham o selo de economia de energia categoria “A”.

Geladeira

Não coloque objetos quentes na geladeira, não mantenha a porta aberta por muito tempo, evite colocá-la numa posição próxima do fogão e não forre as prateleiras internas para não atrapalhar a circulação do ar frio. Quanto mais tempo fechada e sem alterações na temperatura interna, melhor para seu bolso.

Desligue aparelhos da tomada quando não estiver usando

Cerca de 25% dos gastos com luz são gerados por aparelhos que não estão em uso, o chamado Stand by. Quando não estiver utilizando um eletrônico, evite deixá-lo ligado na tomada.

Banhos mais curtos

Não é necessário abrir mão do conforto de um bom banho quente, mas para economizar você pode diminuir seu tempo de chuveiro. Com isso você gasta menos água, e dependendo do sistema de aquecimento, gás ou luz.

Feche torneiras e chuveiros quando sem uso

Uma torneira aberta despeja, em média, 9 litros de água por minuto, já o chuveiro chega a consumir 25 litros em 1 minuto. Água limpa não é um recurso que podemos desperdiçar, economize fechando o registro enquanto se ensaboa no banho, faz à barba, escova os dentes ou lava louça.

TV em família

Ao invés de cada morador da casa ligar uma televisão e luz no próprio quarto, junte a família e assista aos programas de interesse comum juntos na sala. Além de garantir a redução da conta de luz favorece a interação entre as pessoas.

Mesma operadora de celular

Celulares da mesma operadora pagam menos para falar entre si, e muitas vezes falam de graça. Verifique o custo de pacotes familiares na sua operadora. Normalmente são oferecidas vantagens significativas.

Celular carregando a noite inteira

É comum colocarmos o celular para carregar na tomada antes de dormir e retirá-lo apenas na manhã do dia seguinte. Essa prática que se repete a cada noite, é feita normalmente por todos os moradores da casa. Ela aumenta o desperdício de energia e diminui a vida útil da bateria do seu celular.

O tempo necessário para carregar a bateria varia de acordo com cada modelo de celular, veja quanto tempo o seu telefone gasta e escolha uma faixa de horário para retirá-lo assim que a bateria estiver plena.

Читайте также

Dicas de limpeza para o seu banheiro

Faxina domestica: confira dicas para fazer uma em duas horas

Aromatizador de ambiente com varetas: Confira como fazer

Festa de Halloween: Confira dicas para preparar a sua festa

Aprenda a tirar o encardido dos azulejos e deixe seu banheiro lindo

Добавить комментарий

Ваш e-mail не будет опубликован. Обязательные поля помечены *