Decoração de salas de jantar: Confira dicas

Nem só de mesas e cadeiras é feita uma sala de jantar. Na decoração desse ambiente, os detalhes sejam pequenos ou grandes irão fazer toda a diferença. Porém, é aí que está o grande problema, muitas pessoas encontram dificuldade na hora de fazer a decoração com esses elementos. Espelhos, quadros, lustres, cores, papel de parede são detalhes que tem o poder de dar um up ou também por para baixo todo o seu empenho. Confira abaixo algumas dicas de como acertar em cheio na hora da decoração.

Mesas e cadeiras

mesas e cadeiras para sala de jantar pequena
dhome48.com
mesas e cadeiras para salas de jantar
interiormebel.com

Vamos começar pelo principal do cômodo que são as mesas e cadeiras. Primeiramente você vai precisar saber quanto de espaço terá disponível em sua sala para acomodar as pessoas de forma bastante confortável e também que proporcione uma boa circulação pelo ambiente. Ao redor da mesa é necessário que haja um espaço de pelo menos 1,20m para que as pessoas se acomodem adequadamente nas cadeiras.

conjunto de mesas e cadeiras
lojaskd.com.br

Entre os formatos de mesa, os mais comuns são as redondas e as chamadas esfihas que são usadas em salas de jantar pequena, as retangulares usadas em salas mais estreias e as quadradas que são mais usadas em salas com maior espaço. A escolha do formato da sua mesa vai depender do tamanho da sala e do tamanho da mesa, consequentemente as cadeiras também terão que ser dispostas de acordo com a quantidade de cadeiras que a mesa comporta e o espaço.

mesa para  salas de jantar
giesendesign.com
cadeiras para salas de jantar
pinterest.com

Por falar em cadeiras uma dica que muitas pessoas vem adotando em suas casas é usar cadeiras de modelos diferente do da mesa. Para isso é bom saber se sua mesa pode ser usada nesse esquema. Existe uma opção bem legal no mercado que é fazer um mix de cadeiras, ou seja, cadeiras diferentes em uma mesma mesa, porém, sem deixar de lado a harmonia entre os dois modelos de assento e a mesa. Um dos modelos mais usados pelo mix é de cadeira com com braço que pode ser colocado nas extremidades da mesa, área que tem mais espaço, enquanto nas laterais são utilizados modelos menores.

Aparador ou buffet

Aparador para salas de jantar
pinterest.com
buffet para salas de jantar
homchic.com

Após dispor mesas e cadeiras no ambiente e caso tenha sobrado espaço é hora de pensar em outro componente que dá um clima mais chique para o seu ambiente que são os aparadores. Eles valorizam ainda mais a sua decoração e são ótimo para expor objetos decorativos e de quebram ainda servem para guardar talheres e outros objetos menores. Lembrando que sempre se deve levar em conta o espaço mínimo para circulação. A mesma dica aplicada às cadeiras pode ser usada com os aparadores, eles não precisam necessariamente ser do mesmo modelo da mesa. Você pode optar por um modelo diferente, inclusive com cores diferentes, porém, lembre-se que as cadeiras já são diferentes e por isso a variação não pode ser muito grande.

buffet para sala de jantar
decorcology.com
buffet para sala de jantar
pinterest.com

Espelhos e outros enfeites

Um ambiente requintado como as salas de jantar hoje em dia sempre tem um espelho. De acordo com a sabedoria milenar do feng shui os espelhos localizados na sala de jantar duplicam a prosperidade e a abundancia. Sem contar que eles ampliam o ambiente, a luminosidade. Se for possível, escolha espelhos grandes que possam refletir mesas e cadeiras.

espelhos decorativos para sala de jantar
jeitodecasa.com
Espelho para sala de jantar
pinterest.com

Papeis de parede, cores diferenciadas e painéis podem dar um bom destaque para o seu ambiente. Existem muitas opções no mercado e você pode escolher a que combina melhor com a sua sala. As paredes ainda podem ter quadros coloridos, com imagens bem divertidas ou um composé de quadros.

iluminação moderno e elegante
vanessagraner.com
flores para salas de jantar
pinterest.com

Para a iluminação a dúvida é escolher entre lustre ou pendente. Para fazer a melhor opção o lance é seguir o seu gosto, já que os dois ficam lindos, porém, o pendente vem despontando nos últimos meses, principalmente pela variedade de modelos e por oferecer uma iluminação mais aconchegante. Os pendentes para ficar no tamanho ideal precisam ficar a cerca de 70 centimetros do tampo da mesa. Em qualquer uma das escolhas, pendente ou lustre é bom também verificar o tamanho deles para que seja proporcional ao tamanho da mesa.

iluminação mais aconchegante
agoramt.com.br
iluminação sala jantar
pinterest.com

Se a sua sala de jantar é integrada a sua sala de estar é sempre bom harmonizar a decoração dos dois ambientes. Utilize cores, texturas ou estilos que tenham a ver entre as duas de forma que haja uma integração natural e harmoniosa dos dois ambientes.

Читайте также

Cozinha planejada para casa pequena

Jardim de Inverno no Quarto de Casal: Como Fazer

Banheiros: confira dicas para a decoração do ambiente

Jardim de inverno dentro de casa: confira como fazer

Cozinha americana com sala simples: aprenda a decorar