Cozinhas planejadas: Opção ideal para apartamentos pequenos!

Uma cozinha com uma grande variedade de funcionalidades é considerada um sonho hoje em dia de muitas famílias. A boa notícia é que é possível ter cozinhas planejadas para apartamentos pequenos. Neste artigo vamos te dar dicas de como aproveitar o espaço na cozinha de apartamentos pequenos e de como organizar móveis, utensílios e eletrodomésticos que irão fazer a diferença na hora de organizar o espaço.

Pequenos espaços exigem criatividade

cozinhas para apartamentos pequenosAs cozinhas planejadas para apartamentos pequenos são uma excelente opção para quem deseja investir um pouco mais e tem um cômodo reduzido, já que hoje em dia, as cozinhas não são mais apenas um espaço para se armazenar comida e preparar as refeições do dia a dia.  As cozinhas atualmente são espaços da casa que se tornaram prazerosos, bonitos e servem, inclusive, para receber a visita de amigos e parentes em ocasiões especiais.

decoração de cozinhas para apartamentos pequenos

decoração de cozinhas para apartamentos pequenos

Com a possibilidade de se aproveitar todos os espaços possíveis e ainda ter a opção de personalizar tudo da maneira que mais achar agradável, desde as dimensões até uma variada opção de cores, as cozinhas planejadas podem proporcionar uma total organização dos utensílios domésticos, sem aquele amontoado de panelas e louças, colocados uns em cima dos outros em  armários pequenos.

Como começar

Um dos primeiros passos para a criação de uma cozinha planejada é avaliar com o designer ou projetista a possibilidade de cores e texturas para as paredes, já que estas, são grandes influenciadoras em termos de espaço visual. Por falar em espaço é sempre bom analisar também o tipo de material utilizado para os armários da cozinha, buscando um espaço claro e arejado. Uma dica legal é deixar as cores mais vivas nos detalhes, agregando assim, um tom de modernidade e alegria ao local, quebrando um pouco a monotonia do branco e cores afins. Esse contraste dará para sua cozinha uma cara ótima.

armários da cozinha

Outra dica excelente é adquirir eletrodomésticos embutidos, uma das grandes apostas do mercado de cozinhas planejadas. Hoje é possível encontrar variedades deles, como fogões, geladeiras, fornos, que podem embutidos e inseridos nas medidas dos móveis. Os fogões e os ótimos cooktops podem ser alocados na bancada da pia. As cozinhas americanas sempre são uma boa saída para apartamentos pequenos, pois alia as pessoas que estão em outro compartimento da casa e acabam tornando o ambiente mais dinâmico e com aquele ar informal.

cooktops

Aproveite os espaços superiores

armários suspensos

Os armários suspensos também são ótimos para dar à cozinha uma maior possibilidade de movimentação, gerando assim um maior espaço entre os eletrodomésticos. Uma dica boa sobre os armários é que as portas devem ser de correr, tanto para os lados, como para cima e para baixo. Desse modo, elas economizam um ótimo espaço na cozinha ao serem abertas. Ainda falando de armários suspensos, uma boa opção é aqueles com portas de vidro, pois elas facilitam a observação do conteúdo interno dos moveis. Já para facilitar a utilização dos armários laterais, que são excelentes para guardar louças e talheres, a dica é utilizá-los sem porta, gerando uma facilidade maior para retirar e guardar os utensílios.

armarios suspensos para cozinha

Além dos armários outro quebra-galho nas cozinhas planejadas são os nichos e prateleiras que dão um ar mais charmoso para a cozinha e servem também para apoiar panelas e travessas.

A gourmetização da cozinha

design de cozinha

Transforme a sua cozinha em uma cozinha gourmet! Esse modelo de cozinha é parecido com a cozinha americana, porem, é mais completo e funcional, sendo ideal para quem realmente gosta de culinária. Esse tipo de cozinha, além de lhe oferecer a possibilidade de interação com outras pessoas, possibilita que eles participem do preparo da comida. Na cozinha gourmet, a mesa de jantar é algo totalmente dispensável, pois ela possui na maioria dos projetos um balcão que funciona como uma mesa, no caso dos apartamentos menores, a possibilidade de não ter uma mesa é maior.

A cozinha é o coração da casa

Aproveite bem nossa dicas de como transformar e aproveitar melhor o espaço na sua cozinha, principalmente nos apartamentos menores. Sempre procurando profissionais que tenham experiência no ramo e possam transformar o sonho de uma cozinha com pouco espaço da melhor maneira possível.

cozinha coração da casa

ozinha  para apartamento pequeno

De fato, esse tipo de cozinha na maioria das vezes não é barata, mas quando se leva em consideração a durabilidade e a praticidade proporcionada por ela, realmente é algo que vale a pena investir. Afinal de contas quem não gostaria de ter uma cozinha organizada e versátil, fazendo dela um espaço agradável?

E como ressaltamos acima, é um pedacinho da casa que irá servir para trazer os amigos e proporcionar as melhores experiências culinárias da sua vida, pois cozinhar é uma arte e uma terapia.

Читайте также

Reforma do quarto de casal: ideias simples de por em prática

Projeto de cozinhas: Veja como fazer uma ilha americana

Reforma banheiro: dicas para não gastar muito

Massa corrida: dicas de aplicação

Pequenas por fora e grandes por dentro: Dicas de casas com espaços bem aproveitados