Luminárias na decoração: vão fazer a diferença?

Um projeto bem feito de iluminação pode valorizar extremamente seu imóvel. O mercado oferece vários tipos de luminárias das mais simples até as mais arrojadas. O ideal é contar com um profissional qualificado para auxiliar na escolha das luminárias corretas para cada ambiente. Porém neste artigo você vai encontrar dicas para escolher as luminárias e saber qual o modelo é ideal para ambientes diferentes.

iluminação para sala

  • A utilização de abajures e luminárias pode criar diferentes efeitos e exercer uma mudança em qualquer ambiente, deixando mais arrojado, lúdico, romântico, elegante, contemporâneo, do seu jeito e com o seu jeito de ser.

O projeto luminotécnico antecipa as necessidades e as prioridades de iluminação de cada ambiente. Alguns ambientes da casa merecem um projeto mais elaborado e requer iluminação mais arrojada, outros espaços pedem uma iluminação mais convencional e intimista. Para cada caso você precisa estudar qual tipo de luminária fica melhor em cada ambiente.

  • Uma iluminação bem trabalhada transforma o ambiente deixando-o mais aconchegante e traz conforto visual.
  • Entretanto erros na iluminação podem deixar um ambiente totalmente deselegante e desconfortável, desvalorizando suas características, tornando-se frio e impessoal.

Iluminação correta para cada ambiente

Hall de entrada -> Deve ser bem iluminado para causar uma boa impressão, neste caso às luminárias embutidas são as mais usadas. Você pode também optar pelos pontos de luz difusos. Cuide para que este ambiente fique o mais convidativo possível.

Sala de estar -> Como este ambiente é um dos mais usados pela família e para receber os amigos, a iluminação precisa de uma atenção toda especial, até mesmo para valorizar sua decoração. Neste caso você pode usar luminárias pendentes que combinem com seu estilo de decoração, spots para destacar objetos e obras de arte são sempre bem vindos.

luminárias da sala

Sala de jantar -> A iluminação da sala de jantar deve ser elaborada de acordo com o gosto dos moradores. As luminárias devem ter como foco principal a mesa de jantar. Se você optar pelas luminárias pendentes fique atento ao estilo que você quer dar ao ambiente, quando elas ficam mais baixas deixam o clima mais romântico, se quiser uma atmosfera mais moderna opte pelas luminárias embutidas. Lembrando sempre que todo o cômodo deve ser bem iluminado.

Quartos -> As luminárias dos quartos devem acompanhar o estilo de decoração e preferencialmente ser muito confortável. Para a iluminação geral você pode usar luminárias pendentes ou de teto. Para obter uma iluminação mais suave ou indireta utilize luminárias de parede, abajur ou pedestal.

iluminação dos quartos

Cozinha -> Geralmente como a cozinha tem uma grande movimentação ela precisa ser bem iluminada. Pense nas luminárias embutidas sobre as bancadas para facilitar a preparação e manuseio dos alimentos. Opte pela instalação de pontos de luz difusos.

luminárias para home office

Home Office e área de serviço -> Estas áreas também precisam de uma boa iluminação, pois são ambientes onde há constante movimento e trabalho.  Busque iluminar 03 vezes mais as bancadas de serviço que o restante do ambiente.

Banheiro -> Busque uma iluminação agradável, use luz direta para facilitar a maquiagem, barbear, pentear os cabelos entre outros.

Tipos de luminárias:

Embutidas -> São usadas geralmente para dar mais destaque a iluminação.

Pendentes -> Se destacam pela sua versatilidade, podendo ser usadas como objetos de decoração. Possui grande variedade de modelos no mercado que vão de encontro com as necessidades dos ambientes e atendem a vários estilos de decoração.

Arandelas -> São utilizadas na maioria das vezes em paredes quando são embutidas trabalham como iluminação auxiliar.

Sobrepostas -> Estas luminárias também são conhecidas como paflons e spots. São muito utilizadas com o proposito estético, pois oferecem uma boa composição para a decoração.

Trilhos -> São muito utilizadas quando é necessário pontos de luz mais distantes, pois possibilita iluminar uma grande extensão.

Externas -> Existem muitos modelos de luminárias externas no mercado, você deve escolher de acordo com suas necessidades. Verifique se o material é resistente as intemperes climáticas.

Fonte: tudosobredecoracao.com.br

Читайте также

Cozinha planejada para casa pequena

Jardim de Inverno no Quarto de Casal: Como Fazer

Banheiros: confira dicas para a decoração do ambiente

Jardim de inverno dentro de casa: confira como fazer

Cozinha americana com sala simples: aprenda a decorar