Jardim de inverno em casa: Dicas de como montar o seu

O jardim de inverno é uma solução para quem pretende levar um pouco da natureza para dentro de casa. Montar esse tipo de ambiente dentro de casa é uma tarefa bem mais simples do que você imagina. Qualquer canto da casa pode ser transformado em jardim de inverno e se tornar o lugar perfeito para quem deseja plantar e relaxar.

Antes de colocar a mão na massa é preciso considerar alguns fatores para não cometer erros e comprometer esse espaço. Na hora de elaborar o planejamento é preciso que os moradores levem em consideração o local, a vegetação que vai ser usada e as necessidades de manutenção. Confira abaixo algumas dicas que devem ser levadas em consideração para montar um jardim de inverno em casa.

O local escolhido

Em algumas casas já é possível encontrar a área reservada ao jardim de inverno na planta. Nos casos onde isso não acontece é comum os moradores improvisarem o ambiente embaixo de uma escada ou na varada. O local pode ter teto ou não, mas é importante que ele receba claridade natural, que é essencial para as plantas. O uso de portas de vidro para o isolamento do jardim também contribui para a iluminação do jardim.

Para montar o jardim de inverno na sala de sua casa, comece pelo chão, que pode ser adaptado de um deck de madeira, pedras, cascalhos ou a junção dos três. Independente do material escolhido preferencialmente é necessário que  ele seja natural, como a madeira, pedra, fibra, remetendo à atmosfera de jardim que se deseja alcançar.

local escolhido

Tipos

Se você acha que jardim de inverno só podem ser construído naquelas casas que aparecem em revistas você está muito enganado. É muito fácil e gratificante ocupar pequenos espaços com o verde das plantas. Para quem mora em apartamento uma dica boa é utilizar a área da varada para ter o seu jardim de inverno.

Corredor – em casa e apartamentos é possível o cultivo de flores no corredor de passagem. O local é ótimo e não precisa de tanto espaço. A decoração fica bastante visível para quem passa por lá.

Cantos – os cantos da casa também podem ter jardim de inverno. Nesses casos ele ficará concentrado em um local apenas. No caso de residências o lugar pode inclusive abrigar bancos e almofadas, transformando-se numa área próxima ao terraço e muito agradável.


Plantas

O paisagismo do jardim de inverno é de responsabilidade das plantas, porém, é sempre bom tomar alguns cuidados na seleção das espécies. De modo geral, as melhores plantas são aquelas que se adaptam ao interior da residência. Plantas que são resistentes e que se mantem bonitas por muito mais tempo são as mais indicadas, como é o caso da palmeira Raphis, lança-de-são-jorge, Pacová e Espada-de-são-jorge são algumas das mais recomendadas.

Decoração

A decoração do jardim de inverno depende muito do estilo do ambiente. Podendo ser rustica ou contemporânea, dependendo da preferencia dos moradores. Existem no mercado vários elementos decorativos que podem fazer parte do ambiente. Se o espaço da sua casa for pequeno, um jardim vertical pode ser uma boa opção. Escadas, placas com vasos acoplados e paletes podem ser usados como suporte para este modelo.

Além de plantas também é possível fazer o uso nos jardins de inverno de materiais como pedras, cascas de arvores, vasos e até mesmo móveis como cadeiras e mesas. A disposição de todos estes elementos também é muito importante para produzir uma imagem harmoniosa.

Cuidados

A manutenção é o principal item que um jardim de inverno precisa para se manter vivo e feliz. Os donos da casa devem se preocupar sempre em regar e adubar as plantas no ambiente. Também é essencial a aplicação de fungicidas e retirar as folhas mortas, assim o jardim interno sempre ficará bonito. Uma dica boa é não querer inventar muito. Nesses casos aqui o menos é mais. Opte por plantas de duas espécies diferentes, de preferencia com altas e baixas que preencham boa parte dos espaços.

Essas são as nossas dicas. Esperamos que você possa construir o seu jardim de inverno. Coloque as dicas em prática e monte um cantinho delicioso e aconchegante na sua casa.

Читайте также

Cozinha planejada para casa pequena

Jardim de Inverno no Quarto de Casal: Como Fazer

Banheiros: confira dicas para a decoração do ambiente

Jardim de inverno dentro de casa: confira como fazer

Cozinha americana com sala simples: aprenda a decorar