Jardim de inverno dentro de casa: confira como fazer

Montar um jardim de inverno na casa na sua casa é bem mais simples do que se imagina. Separamos aqui algumas dicas que são ser excelentes para você montar um jardim de inverno dentro dos ambientes internos da sua residência ou apartamento. Com essas dicas você vai montá-lo e mantê-lo em cantinhos ou em áreas mais amplas, em casas ou apartamentos. Vale lembrar que esse tipo de jardim requer alguns cuidados, independente da estação do ano.

Os jardins de inverno não precisam estar o tempo todo bem regados, até porque eles não recebem grande incidência de luz solar.  Eles servem para levar um pouco da natureza para ambientes internos e incluem flores e folhagens na montagem. Vale lembrar que qualquer cantinho pode ser transformado e se tornar um espaço perfeito para o jardim. Algumas casas já possuem um local próprio, porém, quando a arquitetura não favorece, o jardim de inverno pode ser improvisado sob em vários locais, os mais comuns, são na escada, na varanda ou cantinhos estratégicos. Para espaços reduzidos vale a pena estruturar um jardim vertical.

Plantas

Um dos principais elementos, senão o principal de um jardim de inverno são as plantas. Se você vai decorar o jardim da sua casa vale escolher as espécies que são mais adequadas e que se adaptem melhor ao interior das residências. Entram nessa lista zamioculca, yucca, pata de elefante, bambus e palmeiras vermelhas por serem as mais resistentes às condições. Outro dado importante é ter muita atenção no que se refere à manutenção, adotando, por isso, regas, adubação, aplicação de fungicidas e a retirada de folhas mortas para que o jardim tenha sempre um bom aspecto por mais tempo. A ventilação é outro fator a ser considerado, pois ajuda a evitar o surgimento de pragas, como a cochonilha.

Caso os moradores não possuam um local com estrutura suficiente e que atenda às necessidades de todo o jardim de inverno, existe hoje a opção de montar em sua casa o chamado paisagismo permanente, que inclui réplicas perfeitas de flores, árvores e folhagens. Em alguns casos, o custo do investimento chega a ser inferior quando comparado a um jardim natural.

Outra vantagem desse tipo de ornamento é que as espécies não sofrem com as mudanças climáticas das diferentes épocas do ano e, pelo fato das folhas não caírem, fazem menos sujeira. Neste caso a decoração depende do estilo dos demais ambientes e das preferências dos moradores, podendo ir do rústico ao contemporâneo, contando com vasos, pedras e aconchegantes móveis de madeira na composição, além de um projeto de iluminação acertado para valorizar o jardim, destacando o verde e proporcionando a sensação de aconchego e frescor.

Outras dicas

Por trazer um pouco de verde para dentro de casa, o jardim de inverno é uma alternativa atraente para residências que não possuem quintal. Além disso, ele funciona como um recurso poderoso de decoração, dando a sensação de aconchego ao ambiente e ainda pode fazer com que a sensação térmica do local fique mais agradável. Confira abaixo seis dicas importantes:

  • Controle a água

A manutenção nos jardins de inverno é mais fácil do que nos jardins de sol pleno. A rega das plantas deve ser controlada cuidadosamente e estar de acordo com a necessidade de cada espécie selecionada. As plantas não devam ficar sem água, porém, é importante não exceder a quantidade de água.

  • Remova as folhas mortas

Por mais que você cuide, algumas folhas ficarão inevitavelmente murchas e secas com o passar do tempo. Para manter o jardim verdinho, basta lembrar-se sempre de remover as folhas mortas.

  • Decoração

Além da escolha de plantas, objetos como vasos, pedras e até pequenas fontes de água podem fazer toda a diferença no visual do seu jardim.

  • Utilize móveis

Se o espaço do jardim é grande, vale a pena decorá-lo com móveis. “Os móveis de demolição são bem charmosos e combinam bem com os jardins de inverno. A namoradeira é uma peça que sempre combina”, sugere Beatriz.

  • Aposte em decks

Para deixar o ambiente ainda mais aconchegante, você pode apostar no uso de decks montados – tanto em jardins verticais quanto em espaços maiores. O deck pode ser encontrado pronto à venda em lojas especializadas e você pode montá-lo em casa.

Читайте также

Cozinha planejada para casa pequena

Jardim de Inverno no Quarto de Casal: Como Fazer

Banheiros: confira dicas para a decoração do ambiente

Cozinha americana com sala simples: aprenda a decorar

Jardim com pouco espaço: confira como fazer o seu

Добавить комментарий

Ваш e-mail не будет опубликован. Обязательные поля помечены *