23 outubro 2015

Jardim pequeno com pergolado: Dicas de como fazer o seu!

Jardim pequeno com pergolado: Dicas de como fazer o seu!

Os pergolados hoje em dia ocupam lugar de destaque em muitos jardins e quintais. Eles dão um toque de personalidade e charme para áreas ajardinadas, principalmente quando eles estão cobertos por plantas ornamentais.

Pergolados são simples, geralmente feitos por pilares e vigas paralelas e vazadas e são utilizados para decorar jardins e criar espaços sombreados. A finalidade e o uso do pergolado vai depender muito das características do projeto, pois existem modelos que protegem contra o sol, contra a chuva, e contra as duas coisas.

pergolados em jardins

Em uma residência, caso o seu pergolado seja coberto, ele pode funcionar como uma extensão para as atividades que normalmente são realizadas em ambientes internos. Quando protegido, esse espaço pode ser usado como área de lazer, varanda e até mesmo espaço gourmet.

pergolado para jardim

Eles podem ser inclusive criados como extensões das fachadas das casas, criando uma ligação entre os ambientes externo e interno. Agora que você já sabe como funciona um pergolado, vamos te dar dicas de como deixar o seu quintal ou área de lazer ainda mais agradável.

Como fazer um pergolado?

Como fazer um pergolado

pergolado

A primeira dica é ter bom senso na hora de implantar um pergolado em seu quintal ou jardim. Existem vários tipos de materiais que podem ser utilizados para construção de um pergolado que vão desde a madeira até o metal (alumínio, aço ou ferro). Os pergolados podem ser cobertos de folhagem e tem como principal objetivo sombrear as áreas abertas. A medida mais recomendada para se ter um conforto melhor é 2,30 metros de altura por 6,30 metros de comprimento.

Tipos de materiais

Os pergolados combinam bem com qualquer tipo de jardim, lógico, desde que construídos em estilo adequado ao local e a vegetação existente. Existem hoje no mercado vários tipos de materiais que podem ser empregados na composição deles. Para a adequação perfeita devem se tomar como base o próprio estilo do seu projeto, levando em conta, a implantação e manutenção do pergolado.

pergolados de madeira

Os pergolados de ferro fundido são os mais charmosos e dão um ar romântico para o seu ambiente. Já os de madeira são os mais adaptáveis. Podem ser usados inclusive para integrar jardins. A madeira é o material mais utilizado para estruturar os pergolados. Um dos cuidados mais importantes é envernizar a superfície para aumentar a vida útil da peça.

Manutenção

Como os pergolados são uma estrutura que ficam expostas ao sol, chuva e aos ventos, é de extrema importância que eles recebem camadas de pintura e verniz com certa frequência. Em alguns casos como as madeiras de demolição e de aço do tipo corten, aparência de desgaste é uma característica própria e portanto, não precisa de outras formas de acabamento.

Estrutura

Uma das principais preocupações de quem instala pergolados em jardins ou quintais é em relação a segurança.

Decks de Madeira

Três questões básicas são muito importantes: A primeira é ter total certeza que os pilares suportam o peso do conjunto (vigas e coberturas). A recomendação é que os pilares estejam apoiados sobre estruturas de concreto, denominadas de satapas, que dão mais estabilidade.

avarandados para a estrutura

Outro ponto importante e um dos principais é sobre o ambiente sombreado. A criação desse tipo de ambiente é essencial. A área pode ser adquirida com o cultivo e condução de diversos tipos de trepadeira, que são utilizadas para reduzir a força da luz incidente no ambiente. Outros materiais recomendados são as coberturas de bambu, fibras, vidros que criam espaços avarandados para a estrutura.

Plantas recomendadas

plantas ideais para pergolados

plantas para pergolados de madeira

É preciso levar em consideração as condições do local, sobretudo a intensidade de luz e o clima da sua região. Entre as plantas mais indicadas estão as trepadeiras que são maleáveis e fáceis de serem conduzidas por meio de fios de náilon ou arame. Alguns exemplos são a sapatinho de judia e a jade que se desenvolvem muito bem em climas tropicais. Outras plantas que se adaptam bem são a madressilva e a tumbergia-azul. Se você pensa em colocar trepadeiras frutíferas, a mais recomendada é o maracujá, que tem uma floração bastante ornamental e precisa ficar em contato direto com o sol e a terra adubada. Apesar de se adaptarem bem ao clima essas plantas demorarm cerca de um ano para cobrir todo o pergolado. Além das plantas, os pergolados podem ser decorados com cortinas, futons, lanternas, mesas, cadeiras e sofás.

plantas para pergolados

plantas ideais para pergoladosAgora que você já tem todas essas informações, é só definir o seu projeto e mãos à obra.

Deixe um comentário