23 julho 2015

Dicas domésticas para o dia a dia: saiba como facilitar a sua vida

Dicas domésticas para o dia a dia: saiba como facilitar a sua vida

A rotina de uma casa traz diversos desafios tanto na hora de cozinhar, como de limpar a casa, deixar tudo organizado, etc. Mas há dicas domésticas para o dia a dia que facilitam diversos momentos e podem facilitar muita coisa. Confira algumas:

1 – Como deixar as formigas longe da despensa

Quem nunca ficou xingando as formigas que resolveram invadir a despensa e estragaram vários alimentos? Xingar não resolve o problema (como já deve saber), mas espalhar cravos da índia entre os mantimentos ajuda as danadinhas a ficarem longe devido ao seu cheiro forte.

Cuidado apenas para não deixar perto de alimentos que possam pegar o gosto ou cheiro do cravo. Certifique-se de que todas as embalagens estejam bem fechadas.

2 – Use o sal para muitas coisas

O sal pode ser muito poderoso em vários momentos. Para deixar um metal com mais brilho, por exemplo, misture a mesma quantidade de vinagre, sal e farinha de trigo e aplique no metal. Depois surpreenda-se com o resultado.

Para panelas esmaltadas a mistura deve ser somente de sal e vinagre (também em quantidades iguais).

Derramou alguma coisa no tapete? Jogue o sal no líquido que acabou de cair e deixe secar. Após estar sequinho é só usar um aspirador e não vai nem se lembrar do pequeno acidente.

3 – Como acabar com o cheiro de ácaro do colchão

Esse é outro mal que não tem como fugir, então o bom é saber o que fazer nessa hora. É só misturar vinagre branco, desinfetante, álcool e água e borrifar no colchão. Você nem vai se lembrar do cheiro anterior mais.

4 – Como salvar o arroz queimado

Quem nunca esqueceu o arroz no fogo e só foi lembrar dele quando sentiu aquele cheiro forte de queimado? A dica para não ter que jogá-lo fora e perder mais tempo fazendo outro é retirá-lo do fogão e colocar um pão sobre ele. Após isso, tampe a panela e aguarde de 5 a 10 minutos.

O pão absorve o gosto de queimado do arroz e você pode servi-lo normalmente, tomando apenas o cuidado de não pegar a parte do fundo, onde há a parte queimada.

5 – Como desencardir suas meias

Ninguém quer ter uma meia encardida, mas principalmente quem tem crianças ou o costume de andar descalço sofre com isso. A boa notícia é que você precisa apenas deixá-la de molho no suco de limão com água quente. Ela ficará branquinha como nova!

6 – Como deixar as moscas longe do churrasco

Quando você está animado assando aquela carne as moscas insistem em ficar enchendo o saco e causam até uma situação constrangedora porque você tem que tampar tudo que está por perto, não é?

Aqui vale também a dica do cravo da índia (que pode ser usado na despensa para espantar formigas). Nesse caso, espete alguns cravos no limão e deixe por perto quando estiver espetando a carne.

A dica também serve em outras ocasiões onde as moscas estejam atrapalhando.

7 – Como descascar cebola sem chorar

Se não quer mais ter que derrubar lágrimas por causa de uma cebola, deixe-a um pouco no congelador. Quando estiver bem fria, retire-a e corte-a sem derrubar uma lágrima.

Cuidado apenas para não a congelar!

8 – Como lacear aquele sapato apertado

Tem sapato que parece encolher e outros novos que entram facilmente no pé quando você o experimenta na loja e quando chega em casa já não entra.

Nesses casos, encha um saco plástico de água e coloque-o dentro do sapato, tomando o cuidado de deixar a parte com água no local onde quer alargar o sapato. Após isso, embrulhe o calçado e deixe-o no congelador.

A água congelará dentro do plástico e ajudará a alargar o sapato para poder usá-lo confortavelmente.

9 – Conserve a salada por mais tempo

Há quem sofra ao conservar saladas, pois elas estragam rápido, principalmente para quem mora sozinho. A dica é lavar as folhas e guardá-las em potes na geladeira, pois isso ajuda que as folhas não fiquem amarelas ou murchas.

Você pode manter a verdura assim de 7 a 9 dias e depois vai pegando a quantidade que necessita, facilitando mais sua vida.

10 – Deixe a casa cheirosa

Se quiser deixar todos os ambientes de sua caixa cheirosos é só borrifar um pouco de perfume nas lâmpadas quando estiverem apagadas. Ao acendê-las, o calor fará com o que o cheiro evapore e deixe todo o ambiente aromatizado.

Viu como sua vida pode ficar mais simples com essas dicas domésticas para o dia a dia? E você, tem alguma dica legal para compartilhar?

Deixe um comentário